As casas com sótão são comuns nesta área e nestes novos subúrbios. Para muitos, é o resquício legal ante a escassez de metros quadrados que admite a DFL2. Subir três níveis parece não ser um inconveniente para nós. O absurdo é quando se pretende ocupar a altura máxima permitida sem deixar de andar agachados para evitar bater a cabeça contra as vigas.
Aqui, além de ocupar estes deltas residuais que deixam os telhados inclinados, e tal como nas perspectivas invertidas de Hockney, o corpo vertical acaba facetado com desvios diagonais leves que fazem todo o possível para evitar os seus vizinhos mais imediatos e para abusar do alívio que deixam perto de dois pequenos quadrados.
O programa tenta resolver o confinamento voluntário e dominante de quem acaba de renovar seu casamento e sua paternidade (com filhos agora adultos que só visitam eventualmente). Os serviços, a circulação vertical em espiral e os vários lugares guardados, servem para limitar as distancias opressivas laterais do local.
Longitudinalmente, os dois quartos de maior volume ocupam as extremidades e níveis diferentes: no fundo é a que recebe os usos sociais e os vincula com o solo natural; para a frente (e sobre as infelizes casas vizinhas) está a que admite reuniões mais familiares e informais (sob uma tutela autoritária, quase indiscreta, do estudio privado que estende-se no terceiro andar).
O compartimento central do prisma é composto por uma repetição de quatro marcos rígidos de aço (com as mesmas peças IPE240 para pilares e vigas) sobre as quais duas plataformas são construídas em sobreposição em secção.
O fechamento é uma textura contínua que acompanha a caída da chuva, em um tom de bronze (instável às variações da luz natural) que só é interrompido pelos recortes de vidro liso, nivelados (sem quadros) para conduzir ao lado de fora.
Confira o o set completo de fotografias desta obra no site do fotógrafo Cristobal Palma e siga seu trabalho no twitter @EstudioPalma ou no facebook Cristobal Palma Photography. Veja mais obras fotografadas por Cristóbal em ArchDaily Brasil.